Em atuação conjunta Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná defendem projeto de malha ferroviária integrada
O primeiro encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (4) no Palácio Iguaçu, e contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins.
Os representantes dos três estados defendem uma atuação integrada em busca de melhoras nas condições das ferrovias, por meio do Grupo de Trabalho da Malha Ferroviária, instituído na última edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O grupo dará início à uma proposta de estudo sobre a demanda da Malha Sul baseada no traçado existente para ser apresentado ao Ministério dos Transportes.
O vice-governador gaúcho afirmou ser crucial discutir a modelagem e os investimentos para atender às demandas logísticas dos três estados.
Atualmente, a Malha Sul possui 6,5 mil quilômetros e abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Só no RS, dos 3,2 mil quilômetros de linhas e ramais ferroviários, cerca de 1,5 mil estão desativados ou suspensos. Concedido à empresa Rumo desde 1997, o trecho não está recebendo investimentos necessários em infraestrutura. Atualmente, a renovação antecipada da concessão ou uma nova licitação está em debate com o governo federal.
Fonte: JC