Prestação de contas do exercício de 2023, sugestões de acordos coletivos, propostas econômicas e votações foram apresentadas na reunião dessa terça-feira (26)
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul foi o cenário de mais uma Assembleia Geral Ordinária na tarde desta terça-feira (26). Fizerem parte da mesa mediadora os membros da diretoria do SETCERGS, Diego Tomasi, vice-presidente de transportes, Andressa Scapini, vice-presidente de transportes internacionais, Roberto Machado, diretor de gestão, Antônio Carlos Bebber, diretor financeiro e Diego Coster, assessor jurídico.
Na presença da diretoria e de representantes de empresas associadas, a pauta seguiu a seguinte ordem do dia: Apresentação e aprovação do parecer do conselho fiscal do SETCERGS, referente as contas do exercício de 2023; apresentação e aprovação do relatório do presidente, com a correspondente prestação; apresentação e aprovação do orçamento para o exercício de 2024; apresentação e aprovação da proposta econômica para as negociações das convenções coletivas.
Todas os assuntos tratados foram aprovados por unanimidade pelas empresas presentes e ainda receberam um feedback positivo sobre os excelentes trabalhos realizados pela atual gestão, que no decorrer do ano diminuiu despesas e vem se destacando na relação política institucional junto a entidades e também estreitando relações governamentais.
Às vésperas das negociações coletivas, foi notificado pelos membros da mesa a abertura oficial para as empresas enviarem suas sugestões, assim como foi indicado aos participantes que se tenha uma pauta patronal entre sindicatos representativos para as negociações coletivas de 2024.
O tema do evento anterior à assembleia, que foi o Café com Jurídico, foi trazido para levantar alguns pontos considerados inconstitucionais na ADI 5322 para o segmento e que serão cláusulas a serem trabalhadas dentro da Convenção Coletiva.
Todos presentes concordaram que é um momento de provocar reflexões no atual cenário e pensar em alternativas, soluções e oportunidades referente as alterações na lei e que farão a diferença no dia a dia dos motoristas. O caminho para essas melhorias através das convenções e acordos coletivos também foi aprovado por unanimidade.