HOFF – Uma história de inovação e qualidade

Uma referência no Rio Grande do Sul e no Brasil

Com um faturamento superior a R$ 5 bilhões por ano, aproximadamente 1.300 empresas, mais de 50.000 empregos diretos e quase 9 milhões de pneus de carga reformados todos os anos, o segmento de recapagem de pneus tornou-se um importante sistema da economia. O mercado brasileiro de recapagem de pneus de caminhão, ônibus e máquinas é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos norte-americanos.

Reformar pneus e estender sua vida útil remonta o ano de 1900, mas foi lá em 1912 que o sistema parecido com o que temos hoje começou a ser criado. Foi neste ano que o conceito de uma banda de rodagem pré-curada, posteriormente aplicada na carcaça do pneu usado e na sequência enviada para um grande forno (autoclave) para ser definitivamente “colada” ao pneu, deu seus primeiros passos.

A atividade de recapagem no Brasil começou há mais de 60 anos, e desde então muita coisa evoluiu. O processo que já era seguro tornou-se muito mais confiável, tecnológico e desde 2012 passou a ter certificação compulsória do INMETRO, com rígidas auditorias de processos e testes dos pneus recapados em laboratórios.

Hoff Pneus: uma referência no Rio Grande do Sul e no Brasil
A Hoff é uma empresa que se comprometeu, há mais de 70 anos, a fornecer um atendimento excepcional e atender às necessidades de seus clientes. Seu objetivo é manter os veículos sempre em movimento, com o melhor desempenho, economia e segurança. Para alcançar esse objetivo, a empresa investe em infraestrutura, na qualificação de seus profissionais e em parcerias com marcas reconhecidas pela qualidade e durabilidade de seus produtos e serviços.

As origens
A trajetória da empresa Hoff remonta a 1957. Com as economias que fez trabalhando como motorista de caminhão, Dary Hoff adquiriu o Posto Atlantic, na RS-240, no bairro Rincão do Cascalho, em Portão. Como já atendiam caminhoneiros, vinham constantes demandas por substituição e reparo nos pneus. À medida que a empresa cresceu, ela enfrentou mudanças significativas no setor de pneus, como a chegada dos pneus radiais ao Brasil na década de 1980 e o advento dos pneus pré-moldados, com a introdução da Bandag em torno de 1995. Essas transformações marcaram o contínuo crescimento e sucesso. O empresário e atual prefeito de Portão, Kiko Hoff, recorda com detalhes o início da trajetória da empresa.

“Começamos com um modesto caminhão, que era conhecido como boiadeiro. Ele foi recebido por nós para quitar uma dívida de um cliente e decidimos usá-lo para recolher pneus nas borracharias. Com um gradil acoplado na parte superior, esse caminhão se tornou o marco inicial de nossa jornada. Desde então, a empresa cresceu e evoluiu, transformando-se em um negócio respeitado no mercado”, contou.

Hoje, a história da Hoff no mercado de recapagem de pneus é um exemplo de inovação e compromisso com a qualidade, contribuindo para manter a indústria brasileira de transporte rodoviário em movimento, de forma eficiente, econômica e segura. Kiko destaca que um dos maiores desafios enfrentados ao longo do caminho foi a busca por inovações tecnológicas, como a tecnologia Bandag, que revolucionou a recapagem de pneus.

“Graças a essas inovações, os pneus recapados passaram a oferecer uma durabilidade superior à dos pneus novos, tornando-se um diferencial crucial no segmento de transporte. Isso mostra a importância de um processo de recapagem bem executado, capaz de proporcionar uma vida útil que excede a de pneus novos. Quando um pneu é fabricado, ele é submetido a uma determinada pressão moldando sua estrutura. No entanto, na recapagem, esse pneu é submetido a uma pressão significativamente maior. Isso ocorre graças à utilização de uma prensa que exerce pressão com várias toneladas de força, garantindo uma maior eficiência”, acrescenta.

Essa economia não beneficia apenas os clientes, mas também o meio ambiente, reduzindo a necessidade de produção de novos pneus e economizando recursos valiosos. Em última análise, a recapagem contribui para a economia do país e para a preservação do meio ambiente, beneficiando a todos os envolvidos.

Atualidade
A Hoff possui duas unidades de recapagem de pneus para caminhões e ônibus, equipadas com tecnologia Bandag, localizadas em São Sebastião do Caí e Ijuí. Fruto de uma joint venture entre Hoff e Bridgestone expandiu seus negócios, recentemente, para Santa Catarina. Além disso, a empresa tem uma unidade dedicada à recapagem de pneus agrícolas e fora de estrada, em Portão. A Hoff oferece logística eficiente, com uma frota própria de veículos, rotas diárias de coleta e entrega de pneus, 15 Centros de Serviços e mais de 300 pontos credenciados.

A assistência técnica da Hoff é realizada por profissionais altamente qualificados, que utilizam veículos equipados com ferramental completo para analisar e acompanhar o estado dos pneus. O atendimento é flexível, podendo ocorrer na empresa ou propriedade do cliente, em qualquer região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo o diretor, Loivo Hoff, a recapagem de pneus da Hoff oferece uma série de benefícios, todos eles orientados para redução de cursos para os transportadores. Os processos automatizados garantem precisão e uniformidade, reduzindo a possibilidade de contaminações. Além disso, os pneus recapados mantêm ou até mesmo superam a vida útil de pneus originais. A empresa também oferece um Programa de Garantia Estendida Bridgestone Bandag para proteger os pneus recapados contra eventuais falhas, calculando a indenização com base no sulco remanescente do pneu até o terceiro ciclo de reforma.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×