Brincadeiras, diversão e auxílio foram levados a Escola Cantinho da Amizade em comemoração ao dia das crianças
A ação realizada nesta quarta-feira (17/10), pelo Núcleo de Assistência Social – NAS e pela COMJOVEM do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logísticas no Rio Grande do Sul – SETCERGS, proporcionou uma festa de dia das crianças levando alegria às crianças da Escola Cantinho da Amizade, em Roca Sales.
Uma comunidade que de forma silenciosa sofreu muitas perdas, nesta tarde curtiu as risadas e gritos de alegria das crianças. A Escola enfrentou danos significativos, perdendo móveis, materiais pedagógicos, brinquedos, eletrodomésticos, além de portas e o piso da instituição que foi completamente avariado.
“É um momento de imensa alegria para a nossa escola, as crianças e os professores. Ficamos trinta longos dias com as portas fechadas, mas na semana passada, retomamos finalmente as atividades. Ver a escola novamente cheia, com o barulho animado das crianças, é indescritível. Não há palavras para expressar o quão felizes estamos em tê-los de volta. O momento da enchente foi desafiador, e quando chegamos, a escola estava irreconhecível. Era um cenário inesperado para nós, pois, em seus 34 anos de história, a escola nunca havia sido afetada por inundações. A água havia invadido nossas instalações. Desde aquele dia, temos trabalhado incansavelmente para limpar, organizar e acolher nossos alunos. Sabemos que muitas famílias também sofreram perdas, com quase metade delas sendo afetadas. Nossa escola é um refúgio acolhedor para eles. Durante esses trinta dias, nosso único pensamento era reabrir as portas para dar a eles conforto em meio a essa situação difícil, não apenas para eles, mas para toda a cidade. Hoje, estamos radiantes”, relatou a diretora da Escola Cantinho da Amizade, Kelly Rocha.
As atividades iniciaram com lanche que teve cachorro-quente, pastelzinho, mini pizza, bolo seguido de sucos e refrigerantes. A festa prosseguiu com brincadeiras e fotos, como parte da celebração, a transportadora TranVR levou um caminhão permitindo que as crianças conhecessem de perto e até entrassem no cavalinho, tornando a experiência ainda mais emocionante e educativa.
A vice-coordenadora da COMJOVEM Porto Alegre, Mayara Luise Richter, descreveu a satisfação em oferecer esse momento de alegria para as crianças.
“Diante de todos os desafios que o Vale do Taquari enfrentou recentemente devido às inundações, tomamos a decisão de estender a mão amiga a uma comunidade afetada, com o intuito de proporcionar não apenas carinho, mas também esperança. A ideia foi trazer um pouco de alegria e momentos especiais para as crianças que passaram por momentos difíceis. Além disso, procuramos trazer um caminhão da nossa empresa, proporcionando às crianças a oportunidade única de conhecer de perto um veículo que elas frequentemente veem nas estradas. Também é interessante mostrarmos para eles como o transporte desempenha um papel fundamental em nossas vidas”, disse.
Andressa Scapini vice-presidente de Transporte Internacional e coordenadora da Comissão de Relações de Trabalho do SETCERGS, falou com emoção do sentimento de ajudar.
“Hoje é um dia especial, pois representa a nossa oportunidade de estreitar laços com a comunidade que, nos momentos mais desafiadores e delicados, nos motivou a estar aqui, oferecendo nossas doações. Compreendemos plenamente a importância do caminhão não apenas na dinâmica econômica, mas também como um veículo de solidariedade, capaz de unir e fortalecer laços entre pessoas. Estar presente nesta escola, com essas crianças, é uma experiência incrivelmente gratificante. A maneira como escolhemos oferecer ajuda é retribuída a nós na forma mais pura: através do carinho e dos sorrisos das crianças. Não há força no mundo, valor monetário ou objeto material que possa substituir esse sentimento”, afirmou.
Além da organização da festa, foi feita a compra, doação e colocação de portas novas e de um refrigerador. A Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul – Fetransul e a Docile Alimentos contribuíram com a doação de lembrancinhas e guloseimas para as crianças.