SETCERGS comprometido com a questão da Segurança Viária em breve realizará a 2ª edição do PSVS
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reuniram-se nesta terça-feira, 26/9, para debater sobre questões cruciais relacionadas à segurança viária e coordenar ações estratégicas visando resolver desafios comuns entre as duas instituições.
Entre os assuntos abordados, a ANTT, solicitou a reabertura de um posto da PRF, na BR-163, na fronteira entre os estados do Mato Grosso e Pará. Essa medida, que já estava em processo na PRF, com previsão da retomada dos serviços até o final deste ano. Espera-se que ela amplie a fiscalização e atenda às demandas da região que, atualmente, enfrenta um alto volume de tráfego de caminhões.
O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, confirmou que o intercâmbio de informações e cooperação entre as instituições pode trazer diversos benefícios para a população, como por exemplo, a prevenção de crimes como o transporte ilegal.
Os dois órgãos se comprometeram em colocar suas áreas estratégicas e de fiscalização em contato para trabalhar em conjunto na identificação de problemas e na implementação de soluções eficazes.
Fonte: ANTT
SETCERGS criou o PSVS
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande no Sul – SETCERGS, já está envolvido nesta questão desde 2022, quando criou o Programa de Segurança Viária do SETCERGS – PSVS, e realizou a 1ª edição em sua sede, em Porto Alegre.
O PSVS, que terá em breve sua 2ª edição, tem por finalidade influenciar positivamente o trânsito e contribuir para redução de acidentes, gerando prosperidade para as pessoas e para as empresas, incentivando a gestão responsável com práticas adequadas em Segurança Viária, evitando a perda de vidas como consequência da falta de ações de segurança e motivando paralelamente medidas sociais e ambientais.
O SETCERGS criou o Programa para avaliação de conformidade das organizações quanto à gestão da Segurança Viária e, consequentemente, preparação para a certificação ISO 39001, principal padrão mundial para sistemas de gestão de segurança viária – e nos critérios ESG (Ambiental, Social, Governança) aplicáveis ao transporte de cargas.
Acompanhem as redes sociais e site do SETCERGS para ficar atualizado sobre as inscrições!