FPT produzirá motor a gás para caminhões e ônibus no Brasil

Somente no Brasil, os caminhões e ônibus a gás deverão representar de 3% a 5% do mercado nos próximos cinco anos

Para a FPT Industrial, há uma grande tendência de o mercado latino-americano adotar, a curto e médio prazos, o biometano e o gás natural em veículos comerciais. Por isso, a empresa vai investir na produção local dos motores com essa tecnologia. A informação foi revelada ao Estradão pelo presidente da FPT, Marco Rangel.

Conforme o executivo, somente no Brasil, os caminhões e ônibus a gás deverão representar de 3% a 5% do mercado nos próximos cinco anos. Porém, ele afirma que o potencial chega a 11% de participação até 2030. Ou seja, a FTP aposta na alta da demanda. Portanto, vai ampliar a oferta de produtos.

Quando se olha pelo prisma da transição energética, o gás é uma tecnologia interessante. Segundo Rangel, no Brasil existem esforços independentes de políticas do governo, que visam acelerar o desenvolvimento da infraestrutura. Ou seja, sem depender de gasodutos ou investimentos que sejam morosos.

Dessa forma, bons argumentos para a fabricante localizar a produção de seus motores, que hoje são importados da Europa. Nesse sentido, Rangel confirma que haverá a nacionalização. E ocorrerá ainda no próximo ano. Porém, agora se discute se a fabricação desses motores vai ocorrer na planta mineira de Sete Lagoas, ou na Argentina, em Córdoba.

Fonte: Estradão
Foto: Iveco/Divulgação

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×