O sindicato é padrinho do projeto que aproxima os estudantes da cultura gaúcha
Foram dois dias que uniram brincadeiras e aprendizado, o projeto Ciranda Escolar recebeu na quinta -feira (14/09), e sexta-feira(15/09), mais de 700 alunos durante evento no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. A iniciativa que busca integrar estudantes com a cultura gauchesca teve apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul – SETCERGS, como padrinho, em conjunto com o Núcleo de Ação Social – NAS e COMJOVEM.
A abertura contou com uma mini palestra alusiva ao centenário da Revolução Farroupilha, com uma explicação sobre Maragatos e Chimangos e encerrou com música o que fez os pequenos cantarolarem. Na sequência veio a apresentação do Teatro Lúdico que trouxe como tema principal a importância do transporte rodoviário no dia a dia das pessoas.
De acordo com Taís Lorenz , Coordenadora do INOVARH e uma das autoras do Projeto Motorista de Futuro, a construção desse projeto é colocar a profissão de motorista de transporte em evidência, assim como tantas outras profissões mostradas como carreiras de sucesso.
“O Motorista de Futuro é um projeto que está sendo levado até as escolas e em locais que tragam até a comunidade jovem o conhecimento da profissão, no intuito de motivar esses jovens e essas crianças a se tornarem um motorista profissional. No caso da Ciranda Escolar, que foi um projeto adotado pelo SETCERGS, recebemos o convite para trazê-lo. O maior objetivo dele é captar possíveis candidatos para a profissão de motorista, não tem o intuito de formação , ele visa despertar e incentivar o interesse por essa profissão tão bonita e que tem uma carreira enorme”, relata Taís.
Os alunos com faixa etária de seis a 13 anos interagiram com as atrações, respondendo às perguntas e até alguns mais corajosos subiram no palco, no primeiro dia, para dançar a chula.
Representantes do sindicato destacaram para os pequenos a importância da profissão do motorista para sociedade. Foi disponibilizado dois caminhões emprestados pelas Transportadoras Minuano e Gabardo para os alunos conhecerem de perto a tecnologia que um caminhão de transporte atual carrega. Em meio às atividades, Roberto Machado da Silva, diretor de Gestão do SETCERGS, convidou as crianças na presença dos pais e professores a subirem no caminhão que os aguardava do lado de fora para demonstração.
“O transporte de cargas está presente na vida de cada uma das pessoas, desde as crianças até os idosos, porque é através dele que todas as necessidades são atendidas, sejam médicas, alimentação, lazer e esporte. É o meio que leva todos os equipamentos, as mercadorias e os alimentos para as residências, comércios e indústrias. Por meio de ações como essa, nós estamos consolidando essa aproximação com a Ciranda Escolar que são as crianças, a fim de que eles levem essa imagem do transporte de carga até suas casas e vidas”, destacou Roberto.
O ponto de encontro para os alunos que participaram do projeto foi a Casa do Gaúcho. Durante o Ciranda Escolar os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer e ter contato com um ambiente personalizado, simbolizando a cultura e o tradicionalismo do nosso estado, presentes na estrutura montada no Parque Harmonia.
“Nosso núcleo de Ação social sente uma satisfação enorme em fazer parte de mais um projeto com crianças que são a nossa alegria. Passar um pouquinho de conhecimento para elas de como funciona o nosso setor, como é realizado o transporte do alimento, do brinquedo e de tudo que chega até seu lar através do nosso transportador é fascinante, além de falar da nossa cultura e tradição”, comenta Rosangela Curtinaz, coordenadora do NAS.
“A COMJOVEM tem o propósito de fazer ações sociais, e estar presente neste evento é algo muito importante para trazer a realidade do transporte e o entendimento dos tipos de transporte num todo. O objetivo é fazer com que essas crianças tenham a percepção de como os alimentos, roupas, as coisas do dia a dia acabam chegando em suas casas”, descreve Gustavo Kras Borges, membro da COMJOVEM.
Os dois dias de Ciranda Escolar foram realizados dentro do Acampamento Farroupilha, com apoio da Fetransul, Transpocred e o Grupo Apisul que doaram lanches e participaram ativamente no bate-papo com os estudantes.
“O propósito do sistema Fetransul em estar participando do Projeto Ciranda Escolar é trazer o programa Motorista de Futuro o qual orientamos crianças e jovens sobre a importância do motorista profissional para a sociedade, o quanto hoje nosso setor de transporte está sofrendo com a falta de mão de obra. O nosso objetivo é plantar uma sementinha neles e fazer com que entendam que dentro da nossa categoria também existe crescimento profissional”, comenta Indiara Teixeira – comunicação da Fetransul e também uma das autoras do projeto Motorista de Futuro.
“Fazer parte deste evento dentro da semana farroupilha levando conhecimento às crianças através do nosso Progrid, foi gratificante. Incentivar e mostrar às crianças e jovens a importância do transporte de cargas incentivando, reforçando que o setor precisa de mais motoristas. É uma profissão de extrema importância , o setor tem bastante projeto de formação, e como toda carreira, tem crescimento dentro dessa categoria também”, relata Carine Cardoso – Gerente da unidade de atendimento de Porto Alegre da Transpocred.
“Foi uma satisfação contribuir no projeto Ciranda Escolar, pois estamos lidando com as sementinhas do nosso futuro. Incentivá-las e apresentar a importância do segmento de transporte de cargas dentro de uma festa maravilhosa que faz parte das comemorações gaúchas do nosso estado não tem preço”, comenta Leandro Garcia, diretor comercial do Grupo Apisul.
Pela primeira vez, o SETCERGS está presente no Acampamento Farroupilha, que ocorre até 20 de setembro. O piquete Amigos do SETCERGS, montado no Parque Harmonia, se junta a celebração gaúcha realizando também encontros com a gastronomia campeira do RS e aproximando seus parceiros e associados.