CCR ViaSul projeta iniciar duplicação de 111km da BR-386 ainda no primeiro semestre

Investimento da empresa nas estradas do RS em 2023 deve ser 30% superior ao do ano passado

Ainda no primeiro semestre deste ano a concessionária CCR ViaSul pretende iniciar as obras de duplicação do maior trecho da BR-386, no centro da chamada “Estrada da Produção”. Serão contratados 111 quilômetros a serem duplicados entre Marques de Souza, no Vale do Taquari, e Tio Hugo, no Norte do Estado, com orçamento que, de acordo com a diretora de investimentos da CCR, Thaís Caroline Borges, deverá ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão, com prazo para execução de até cinco anos, conforme o cronograma de obras da concessão da rodovia federal. As informações constam no Anuário de Investimentos 2023 do Jornal do Comércio.
 
“Será a maior obra isolada a ser contratada na concessão, e temos a ideia de conseguirmos executar 20% do orçamento dela ainda neste ano. No momento, estamos fazendo os últimos ajustes de engenharia e orçamento para botarmos o projeto na rua. Nossa ideia é, até cumprirmos todo o cronograma de obras previstas para as rodovias concedidas, não ficarmos nunca sem obras nas pistas”, diz a diretora.
 
De acordo com ela, “o ambiente no Rio Grande do Sul é muito especial”, e a companhia não descarta, inclusive, concorrer a novas concessões de rodovias no Estado. “Seguimos sempre de olho”, resume Thaís Borges.
 
No ano passado, conforme a apresentação de resultados da empresa, foram investidos R$ 455,9 milhões entre a BR-386, BR-101, a Freeway (BR-290) e a BR-448, administradas pela empresa. Um aumento de 43,9% em relação aos R$ 316,6 milhões aportados no estado em 2021. Para este ano, o demonstrativo de resultados aponta para a possibilidade de uma nova alta nos investimentos em torno de 30% em relação ao ano passado. Volume, porém, ainda não confirmado pela empresa.
 
“Entre os seis estados em que atuamos, concretamente investiremos R$ 4,1 bilhões em obras em 2023. São R$ 10 milhões por dia, e a ViaSul é, sem dúvida, prioritária nos nossos planos, porque vive uma fase especial. Estamos entrando no quinto ano de concessão, que ainda é o período de equilíbrio e estruturação, e que tem um calendário de entregas de obras definido. Queremos concluir estas obrigações o mais cedo possível”, aponta a diretora.
 
É o que acontece, por exemplo, na duplicação da BR-386. A expectativa da empresa é concluir os primeiros 20 quilômetros, entre Lajeado e Marques de Souza, iniciados em 2021, até junho. E neste período, já estar com as máquinas no trecho entre Fontoura Xavier e Soledade, por onde iniciarão as obras dos 111 próximos quilômetros a serem duplicados. A concessão da rodovia prevê que, até 2030, a CCR ViaSul deve duplicar os 165 quilômetros da BR-386 entre Lajeado e Carazinho. Ao todo, a partir de Canoas, a rodovia terá 225,2 quilômetros duplicados até o 18º ano de concessão.
 

Obra concluída na freeway

 
A diretora esteve no Estado em agosto do ano passado, quando deu início às obras da faixa adicional da rodovia, entre Estrela e Lajeado. O trecho de cinco quilômetros tem previsão de entrega até 2024, no entanto, de acordo com Thaís Borges, já está com 50% concluído.
 
Desta vez, a visita da diretora de investimentos marcou a entrega da obra de interconexão na altura do quilômetro 98 da Freeway. Trata-se de um cruzamento em desnível que tem como objetivo otimizar a movimentação das correntes de tráfego nas vias que se cruzam. “Vai possibilitar maior segurança e trafegabilidade naquele trecho, com cruzamentos sem prejuízo ao trânsito”, explica a diretora.
 
Segundo ela, até fevereiro de 2024 estão previstas outras oito interconexões nas rodovias concedidas à CCR ViaSul. Até o próximo mês, duas novas passarelas, na BR-101 e no quilômetro 94 da Freeway devem ser entregues, e até o começo de 2024, outras 11 passarelas _ três na Freeway, uma na BR-101 e sete na BR-386 _ serão finalizadas, com investimento de até R$ 40 milhões.
 
Depois de 1.500 dias de concessão, o balanço da CCR ViaSul aponta um investimento de R$ 1,3 bilhão já realizados, com o repasse de mais de R$ 100 milhões em ISS aos municípios com rodovias concedidas à empresa. Em 2022, passada a crise provocada pela pandemia da Covid-19 nos dois anos anteriores, a empresa teve lucro líquido de 5,95% em relação a 2021. A receita de pedágio totalizou R$ 470,1 milhões no ano passado, um crescimento de 11,59% em relação ao ano anterior, com um aumento de 2,56% no tráfego.
 
De acordo com a CCR ViaSul, 52,6 milhões de veículos passaram pelos 473,4 quilômetros concedidos no ano passado. Uma média superior a 225 mil carros por dia.

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