Riscos logísticos: como evitar custos e perdas na operação?

O ideal é criar estratégias que visam à diminuição dos riscos, atuando de maneira preventiva

O gerenciamento das operações logísticas é essencial para garantir tranquilidade às atividades. O ideal é criar estratégias que visam à diminuição dos riscos, atuando de maneira preventiva. Além da segurança dos motoristas, os gestores devem estar atentos aos custos e perdas provocados por acidentes e outras situações de perigo.

Quais são os principais riscos logísticos?

Como sabemos, as operações logísticas possuem alto grau de complexidade. Ainda mais nas estradas, quando imprevistos podem acontecer. No que se refere ao transporte, é necessário contabilizar prejuízos com multas de trânsito ou excesso de peso e extravio de mercadorias. Em muitos casos, o mal acondicionamento ou mesmo a movimentação no transporte pode ocasionar avarias que interferem na rentabilidade da empresa. 

Outras situações de risco também estão relacionadas ao modo de condução do veículo, problemas mecânicos ou acidentes. Nesses casos, o risco está relacionado à segurança do condutor e terceiros, além de gerar atraso nas entregas e custos extras com manutenção. 

Não obstante, o roubo de cargas ainda é um problema que gera preocupação em empresas e motoristas. De acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2021 o país registrou a primeira alta neste tipo de crime desde 2017. O prejuízo para as empresas ultrapassou R$ 1,27 bilhão, em um total de 14.400 ocorrências. Além disso, as prisões por roubo de carga aumentaram 25% naquele ano.

Como evitar custos e perdas na operação logística?

Para os riscos logísticos apresentados anteriormente, a tecnologia pode ser empregada de modo a minimizá-los. Em especial, sistemas de rastreamento e monitoramento veicular permitem um melhor gerenciamento da frota. Com isso, as equipes responsáveis podem garantir que os veículos circulem com mais segurança. 

Atualmente, existem soluções que se voltam a cada uma dessas necessidades, visando à proteção da carga e à segurança do motorista. Na Avansat, o sistema Security tem foco na proteção da carga, com videomonitoramento e rastreamento que permitem acompanhar o veículo em tempo real. 

Com foco na prevenção de acidentes e na segurança do condutor e terceiros, o sistema Life utiliza tecnologia de reconhecimento facial e videomonitoramento para evitar situações de risco. Com ele, é possível detectar fadiga, distração e até mesmo condução perigosa, excesso de velocidade, troca de faixas e alerta de colisão. 

Já o sistema Performance, como o nome sugere, está voltado à performance do veículo na estrada. Ele registra o odômetro e as horas do motor para cada viagem. Além disso, permite gerenciar as velocidades e quilometragens percorridas, assim como o tempo do carro parado com o motor ligado auxiliando na redução de custos com combustível e na escolha das melhores rotas.

E mais: o sistema realiza um diagnóstico remoto de códigos de falhas do motor e informa sobre a necessidade de manutenções preventivas. Tudo isso para evitar custos desnecessários com consertos e prejuízos com veículo parado.

Para as empresas que precisam de soluções diferenciadas para suprir a complexidade de seus negócios, a Avansat desenvolve projetos especiais. Isso tudo é oferecido graças a um núcleo de tecnologia próprio, com parceiros e profissionais especializados em demandas específicas. Assim, criam soluções customizadas para cada operação. 

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×