![](https://www.setcergs.com.br/wp-content/uploads/2022/10/trf4.jpg)
Primeira decisão do órgão foi sobre pedido de transportadores
Uma publicação nas redes sociais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região lembra da primeira decisão proferida no TRF4 (foto), em 28/04/1989. Foi do também primeiro presidente, juiz federal de segundo grau Eli Goraieb, que manteve os efeitos de uma liminar, que havia sido concedida no Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas do Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) contra ato do então Superintendente do Departamento Nacional de estradas e Rodagem – DNER, mediante depósito do valor de pedágio pelas empresas filiadas até a sentença.
Instalado em 1989, o TRF4 recebeu mais de 20 mil processos que estavam no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), em Brasília/DF. Os processos foram acondicionados em caixotes lacrados e transportados numa verdadeira epopeia sobre o asfalto, riscando o mapa do Brasil até chegar ao seu destino.
Em 1989, além das ações herdadas do TFR, foram distribuídos 12.516 processos judiciais no TRF da 4ª Região.
Um importante recorte da história que evidencia a atuação do SETCERGS, sempre em busca dos direitos de seus associados e da defesa dos transportadores de cargas como um todo.