Presidente do SETCERGS falou para GZH sobre a questão
A anunciada redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em alguns itens, como os combustíveis, poderá afetar tanto alguns serviços à população quanto as contas públicas no Rio Grande do Sul, diz a reportagem de GZH. Entre as entidades ouvidas, o presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, avaliou a medida.
Sérgio Mário Gabardo, afirma que o impacto da redução de ICMS nos combustíveis é pequeno no setor. Nesta semana, o governo também promoveu diminuição da alíquota sobre o diesel. Gabardo afirma que o setor precisa de auxílio para diminuir o custo total de transporte, que é muito penalizado no cenário atual:
— Os governos estadual e federal têm de sentar com o transportador para baixar o custo do transporte. Não somente o diesel. O diesel é uma variável dentro do custo de transporte. Tem o custo com o caminhão, equipamento.
Gabardo também cita a necessidade de avançar em garantias de segurança contra o roubo de cargas e de incentivos para acordos de seguro, que atualmente são inviáveis em razão dos preços de contrato.
Leia aqui a matéria completa.