Podem ser inscritas matérias e fotografias veiculadas entre 17/8/21 a 8/8/22. A data-limite para se inscrever é 8/8
O Prêmio CNT de Jornalismo 2022, maior premiação jornalística do Brasil, está com as inscrições abertas. A edição deste ano busca valorizar as novas formas de fazer jornalismo. O objetivo é mostrar que o jornalismo foi profundamente impactado pelas transformações recentes, mas, mesmo com as novas formas de comunicação, continua a ser um elemento fundamental para lançar luz sobre os desafios do transporte e da sociedade como um todo.
Podem ser inscritas matérias e fotografias veiculadas entre 17 de agosto de 2021 a 8 de agosto de 2022. A data-limite para se inscrever é 8 de agosto de 2022, até as 18h. As matérias devem se enquadrar em uma das seis categorias: Áudio (para matérias de rádio e podcasts), Fotojornalismo, Impresso, Internet, Meio Ambiente e Transporte e Vídeo (para reportagens e documentários veiculados na TV e em serviços de streaming).
Neste ano, a categoria “Fotografia” passou a se chamar “Fotojornalismo”, e, agora, também aceita imagens veiculadas nos canais próprios de divulgação (redes sociais, sites, blogs) dos fotógrafos e fotojornalistas.
As pautas devem abordar aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo – nos segmentos de passageiros ou cargas. Mais uma vez, os melhores trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R$ 60 mil) e às premiações por categoria (R$ 35 mil cada).
A seleção dos melhores trabalhos é feita, inicialmente, por uma comissão de pré-selecionadores, formada por jornalistas com atuação acadêmica. Depois, os trabalhos finalistas serão escolhidos por uma comissão formada por quatro jornalistas de renome da imprensa nacional e um especialista em transporte.
Eles atribuirão notas de acordo com cinco critérios: relevância para o setor de transporte e o transportador; qualidade editorial; relevância para a sociedade; criatividade/originalidade; temporalidade/atualidade. Os vencedores serão anunciados no mês de novembro.
Regulamento e inscrições em https://premiocnt.cnt.org.br/
Fonte: Agência CNT Transporte Atual