Comemoração aconteceu durante inauguração de filial da Modular em Nova Santa Rita
Foi com a voz emocionada que Renê Mesquita saudou os convidados, ao subir ao palco montado em um novíssimo – e imenso – terminal de cargas em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre. O evento, na noite desta quinta-feira (26), marcou a inauguração da filial, mas uniu também outras duas celebrações: o aniversário de 46 anos da Modular Cargas e os 50 anos de atuação do próprio Mesquita junto ao transporte rodoviário de cargas.
“Tenho muita motivação, muita força e muita coragem para lutar e vencer nossos grandes projetos de vida”, resumiu, lembrando da trajetória de um menino humilde, no interior do estado, até o sucesso da Modular.
Atuação no setor
Renê Mesquita ainda era adolescente quando conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar de expedição numa transportadora. Certamente sem imaginar estava selando seu destino profissional. “Eu trabalhei por 18 anos como funcionário. Foi minha preparação para me tornar empreendedor”, lembra.
Em 1991, adquiriu a Modular Cargas. “Foi uma trajetória muito intensa, acompanhando todos os cenários políticos, econômicos, superando dificuldades, vencendo todas as barreiras para chegar onde a Modular chegou hoje”, reflete.
Nesse caminho, ele destaca a participação no SETCERGS. “É muito gratificante buscar o compartilhamento, estar dentro do SETCERGS acompanhando a evolução do mercado e dos colegas. Isso faz a gente sempre buscar crescimento, agregar valor, demonstrar seriedade e responsabilidade social.”
O presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, e o diretor de Gestão, Roberto Machado, entregaram uma placa comemorativa e levaram o reconhecimento do sindicato à Renê Mesquita.
“Se há uma coisa que todos aqui esta noite conhecem é a tua dedicação às causas sociais. A Modular é hoje uma das empresas mais solidárias do setor de transportes do país”, destacou Gabardo. “Tua crença na responsabilidade social, no respeito ao ser humano e a preocupação com o bem estar dos colaboradores é um exemplo para todos.”
Roberto Machado salientou que esse comprometimento é a marca da companhia. “A crença de Renê Mesquita na fraternidade, no voluntariado e no respeito ao ser humano fez da Modular uma empresa que beneficia a comunidade enquanto cresce. O que funciona também dentro dos portões, pela preocupação com o bem estar dos colaboradores”, ressaltou.
A comemoração também teve a presença de João Pierotto, vice-presidente Extraordinário de Responsabilidade Social da NTC&Logística. Pierotto era presidente do SETCERGS em 2001, quando Mesquita começou a atuar no sindicato. “Convidei o Renê para ser nosso Diretor Social pelo engajamento que já tinha com essas questões”, lembra. “Ele foi o representante do SETCERGS na formação do Banco de Alimentos de Porto Alegre. Até hoje, quando solicitado, participa das ações de responsabilidade social sem hesitar.”
Filial Nova Santa Rita
Com 18.000 metros quadrados junto ao Condomínio Logístico Açorianos, a nova unidade logística no município de Nova Santa Rita teve investimentos na ordem de R$ 26 milhões. Construído às margens da BR-386, o centro logístico tem uma localização estratégica, permitindo fácil acesso às principais rodovias do Rio Grande do Sul e demais rotas interligadas ao restante do país.
“A nossa expertise não está exatamente em fazer gestão de armazéns. Mas nós aprendemos. Tudo que a gente quer, a gente aprende e, quando se propõe a fazer, tem que fazer bem feito” disse Mesquita.
Outra novidade é o serviço ExpressSul, com entregas em até 24 horas para mais de cem municípios gaúchos. O objetivo é, em breve, atender também o Paraná e Santa Catarina.
“Temos muito orgulho de chegar onde chegamos”, celebrou o empresário. “Com 1200 funcionários, mais de 25 filiais, operações no Sul, Sudeste, Nordeste e agora indo para o Centro Oeste. Eu só tenho que agradecer a todas as pessoas, às experiências adquiridas, aos colaboradores, clientes e todos aqueles que fazem a história da Modular”, concluiu.