Concessões rodoviárias onerosas vão agravar custos logísticos do Rio Grande do Sul

Confira o posicionamento da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul

Mesmo diante de reiteradas tentativas de diálogo e demonstrações objetivas da necessidade de rever os projetos de concessões de rodovias estaduais, o Governo do RS deu curso ao seu intento e promoveu o leilão do Bloco 3 (Rodovias da Serra) em condições adversas de licitação e ambiente econômico.

Diferentemente do RS, o Governo de SP esta semana resolveu adiar sine die a licitação do segundo trecho do anel viário de São Paulo. E as justificativas foram pelos mesmos motivos: o ambiente econômico foi reputado como impróprio.

Ainda existe uma alternativa para reparar este erro: não assinar o contrato. Se houver valores a ressarcir, eles serão irrisórios diante do tamanho do prejuízo imposto à população, ao conduzir um processo licitatório impróprio em estudos, modelagem e condições de concorrência com garantias que desestimularam o deságio

Os valores obtidos no pregão do Bloco 3, de um só concorrente (isso por si só mostra o fracasso da proposição) são muito acima dos preços de mercado (até 0,11/km). A tarifa proposta pelo vencedor é de R$ 0,17/km, ou seja, 55% maior. Trata-se de um custo adicional superior a R$ 4 bilhões, em 30 anos. Este fato levou representantes do Governo e do setor de empreiteiros rodoviários a desenvolver a narrativa de que estes são os “novos” custos do setor, diante do aumento do barril de petróleo, de juros e da inflação, configurando-se uma nova realidade a ser assumida como plausível. Tal discurso, ao seu modo, reafirma a necessidade de não dar continuidade a esta privatização onerosa.

A relação custo x benefício do projeto de concessões formula uma equação econômica inconcebível em nenhum setor, seja público ou privado. De cada R$ 100,00, apenas R$ 22,00 serão empregados em duplicações, outras obras e manutenção do pavimento. Os outros R$ 78,00 serão gastos em impostos, custos operacionais e financeiros, e lucro da operação.

O governo mostra-se preocupado com sua imagem diante de investidores. Mas com a imagem perante a população, não tem se importado. Perde uma grande chance de mostrar ser magnânimo e focado no interesse da sociedade.

Por fim fala-se muito em custo logístico do RS: não vamos mitiga-lo através de privatizações demasiadamente onerosas.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×