Projeto já tem "patente verde" no Inpi e busca registro nos Estados Unidos e na China
A partir de um projeto criado durante o curso de engenharia mecânica, João Júnior Cardoso criou um dispositivo alternativo para automóveis, o Techmaxx, que promete reduzir o consumo de combustível — mais do que oportuno neste momento de preços altos — e tornar os veículos menos poluentes.
Nesse final de ano, o empreendedor recebeu aporte de um grupo de empresários gaúchos para lançar o equipamento no mercado.
Há alguns anos, Cardoso realiza estudos e testes. Leitor da coluna, ele entrou em contato para contar sua história. Explica que a tecnologia desenvolvida controla a queima, o que permite aproveitar melhor o combustível consumido. O resultado é mais energia para o motor a combustão funcionar.
— O sistema gera economia e aumenta a autonomia média do veículo. Também reduz a emissão de gases poluentes e elementos químicos eliminados pelo cano de descarga dos veículos — detalha.
O sistema é acoplado ao motor do veículo e funciona com todos os combustíveis líquidos (gasolina, etanol e diesel), tanto em veículos leves (carros) quanto em pesados (caminhões), novos ou usados. Segundo o empreendedor, além do capital necessário para lançar o produto no mercado, os investidores trouxeram a “bagagem necessária” para o relacionamento no Brasil e no Exterior.
— Estamos preparando diferentes produtos para atender mercados específicos e avaliando parcerias estratégicas com montadoras. Tenho convicção de que o produto pode impactar positivamente a vida das pessoas.
Atualmente, o dispositivo já tem a patente verde (emitida para tecnologias sustentáveis) emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Agora, Cardoso aguarda o resultado dos pedidos de patente feitos nos Estados Unidos e na China.
Fonte: GauchaZH