Evento contou com discussões importantes para o TRC
Segundo dia
Na abertura do segundo dia do evento, o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone subiu ao palco para agradecer aos feedbacks recebidos no primeiro dia de evento e convidou o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio para realizar oficialmente os trabalhos do segundo dia do Congresso NTC 2021 – XIV Encontro Nacional da COMJOVEM.
“O dia de ontem (04) foi realmente muito emocionante e positivo, quero parabenizar aos coordenadores e membros da COMJOVEM, mas ainda temos muitos conteúdos e espero que todos vocês presentes possam tirar proveito das nossas discussões e apresentações nesse segundo dia”, ressaltou Pelucio.
Em seguida, os coordenadores da COMJOVEM convocaram o cantor e artista Sidney Magal para contar um pouco mais da sua história na palestra “Muito Mais Que Um Amante Latino”.
Com mais de 50 anos de carreira, Sidney trouxe para o evento um outro lado, no qual ele mesmo nomeou como “Sidney Magalhães”, para abrir ao público um pouco mais sobre seu lado humano e sobre as questões pessoais que o acompanharam durante toda a sua carreira e principalmente, trouxe uma reflexão sobre as questões que o impactaram na pandemia, com o objetivo de trazer novas visões para os empresários presentes no evento. Na ocasião, Magal também agradeceu a NTC e COMJOVEM pela oportunidade e destacou a importância do setor.
“Eu conversei anteriormente com o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, e ele me contou todo o trabalho que vocês realizam aqui e na empresa de todos vocês e a conclusão que chego é que vocês fazem do Brasil um país melhor. O desenvolvimento que aqui está sendo feito é muito importante para que as atividades econômicas no país sigam acontecendo”, comentou o cantor.
Após seu breve bate-papo, Sidney Magal fez o que faz de melhor: cantar. O que levou o público presente no espaço de eventos do Resort ao delírio.
Com o fim de sua apresentação, foi a vez de Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres conversar com o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, e os vice-coordenadores da comissão, Joyce Bessa e Geovani Serafim sobre as ações da ANTT e os planos futuros do diretor, que tomou posse em julho deste ano.
Formado em direito e com atuações em transportadoras e em entidades de classe como SETCEMG, FETCEMG e CNT, Guilherme se tornou o diretor mais jovem a tomar posse na agência, com 32 anos.
“Para mim é um prazer estar aqui, me sinto em casa. Apesar de não ser transportador, tenho toda minha formação profissional voltada ao setor e foi isso que me credenciou a estar ocupando o cargo de diretor na ANTT atualmente”, comentou Guilherme.
O diretor da agência também comentou sobre as ações que estão sendo tomadas pela entidade para aprimorar os serviços e a forma como regulamenta os segmentos em que atua. “Queremos ser uma agência parceira do setor, mudar a forma como somos vistos pelas empresas e não ser mais apenas uma entidade que aplica multas”, destacou.
Quando perguntado sobre as questões das altas multas e a falta de clareza para a identificação das infrações e erros no atendimento para o recebimento de reclamações, Guilherme foi incisivo. “Nós sabemos dessa questão, é algo que também incomoda a nova direção e estamos discutindo maneiras de encontrarmos as soluções. Acredito que até o final do ano teremos a resolução desse problema”.
Com a finalização das discussões com o diretor da ANTT, os participantes do evento foram para um Coffee Break e na volta, os membros da COMJOVEM participaram da reunião de alinhamento da comissão que historicamente acontece durante os encontros nacionais.
Na parte da tarde, os membros da comissão do evento participaram da Gincana COMJOVEM e para finalizar o dia, frequentaram a Festa Sunset, patrocinada pela Mercedes-Benz.
Terceiro dia
O terceiro dia de atividades do Congresso NTC 2021 – XIV Encontro Nacional da COMJOVEM começou novamente no Plenário do Costão do Santinho, com a palestra de David César, jovem de 32 anos, que nasceu com a síndrome de Hanhart, deficiência genética que acarreta a falta de membros superiores e inferiores, mas isso não o impediu de seguir em frente e, mais do que isso, fazer parte da transformação do mundo onde vive. David é ganhador do prêmio Brasil + Inclusão, a mais importante premiação brasileira relacionada à acessibilidade e inclusão social e em sua palestra, trouxe para os participantes do evento, com muito bom humor e vivacidade, seus desafios de vida e provou que os sonhos são exatamente do tamanho da nossa força de vontade.
Na sequência, foi a vez do advogado e assessor para assuntos internacionais da NTC e assessor Jurídico do SETCESP, Dr. Adauto Bentivegna Filho, apresentar o conteúdo “A Justiça Privada no TRC – Arbitragem”. Na ocasião, o advogado, que marca presença nos eventos da COMJOVEM, relembrou a história de criação da comissão e trouxe para os empresários mais informações sobre a Câmara de Arbitragem do Transporte de Cargas.
“A Câmara de Arbitragem do Transporte de Cargas é de todos os empresários e entidades de classe, não apenas do SETCESP, o grupo possui CNPJ próprio, está à disposição dos empresários de todo o Brasil e o nosso objetivo é resolver os desacordos no transporte de cargas. A utilização da Câmara traz uma solução definitiva de maneira muito mais rápida que a Justiça Comum, apresenta um baixo custo e conta com especialistas técnicos no assunto para cada tema em discussão para definição da sentença”.
Após o Coffee Break, foi a vez do coordenador nacional, André de Simone e os vice-coordenadores, Joyce Bessa e Geovani Serafim, apresentarem o tão esperado o “Shark Tank COMJOVEM” patrocinado pela Apisul, com a participação do Patrono da COMJOVEM, Flávio Benatti, vice-presidente de assuntos internacionais da NTC, Danilo Guedes e representantes do Grupo Apisul como jurados, avaliaram os três projetos finalistas desenvolvidos pelos núcleos de Curitiba, Belém e São Paulo.
“Nós desenvolvemos o Projeto COMJOVEM com o intuito de promover maior integração entre os núcleos. Durante o ano, os membros criaram projetos com a intenção de solucionar algum problema que eles possuem e assim, repassar as soluções para os demais núcleos e o TRC como um todo”, comentou André de Simone.
Enquanto organizavam as pontuações para encontrarem o núcleo vencedor do projeto COMJOVEM, os coordenadores da comissão sortearam prêmios para os primeiros colocados da gincana digital organizada pela TGID.
O vencedor do Shark Tank – Projeto COMJOVEM foi o Núcleo de São Paulo, que desenvolveu o projeto de um site denominado “Portal do TRC”, que tem como principal objetivo reunir as principais informações sobre o setor, criar uma colaboração entre o setor, e facilitar a busca de dados, indicações e muito mais pelos empresários de todo o segmento do transporte rodoviário de cargas.
Após o almoço, as mulheres do TRC se encontraram para um bate papo com a vice-coordenadora da COMJOVEM, Joyce Bessa e a empresária e palestrante Chai Carioni, onde discutiram os desafios das mulheres no setor atualmente e também criaram uma rede de apoio entre si para encontrarem soluções e apresentar cases de sucesso.
“É um prazer estar aqui com vocês, eu acredito que cada vez mais temos que deixar a nossa voz, e esse encontro de hoje servirá como uma base para debatermos assuntos do cotidiano e criar uma rede de apoio entre nós, para nos fortalecer e ter esse espaço aqui, é muito importante”, declarou Chai na abertura de sua palestra.
Na parte da noite e como forma de finalização dos eventos oficiais do Congresso NTC 2021 – XIV Encontro Nacional da COMOVEM em Florianópolis, os participantes do evento voltaram para o Plenário, mas agora para a Festa Mexicana patrocinada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O presidente Francisco Pelucio, juntamente com o coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, fecharam oficialmente o evento, agradecendo aos presentes, patrocinadores e apoiadores do evento.
O Congresso NTC 2021 – XIV Encontro Nacional da COMJOVEM foi uma realização da NTC&Logística e COMJOVEM, contou como entidade e núcleos anfitriões FETRANCESC e os núcleos de Chapecó, Joinville, Sul de Santa Catarina e Videira , como entidades anfitriãs, recebeu o apoio logístico da Braspress e institucional da CNT, SEST SENAT, ITL e FuMTran, e teve o patrocínio da Apisul, Autotrac, Cantu Store, FENATRAN, Iveco, Mercedes-Benz, Omnilink, SIGhRA, TGID, Trade Vale Seguros, Transpocred, Unidas e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Fonte: NTC