SETCERGS - Transporte & Logística

Início / Notícias / Notícias / Em Leilão Da Conab, Frete Custa Quase Metade Da Tabela

14 de junho de 2019

Em leilão da Conab, frete custa quase metade da tabela

E-mail

As empresas que têm vencido os leilões para transporte de grãos chegam a pagar somente 45% do valor de frete estipulados na tabela. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza leilões para o transporte dos grãos. Entretanto, na maioria das vezes o valor praticado no frete está abaixo da tabela de preços.

De acordo com levantamento da Superintendência de Logística Operacional da Conab, foram registradas essas diferenças em 22 trechos arrematados em dois dos quatro pregões realizados para escoamento do milho. No entanto, a entidade se defendeu alegando que nessas operações o preço mínimo do frete é para um caminhão com seis eixos. Assim, como não é possível ter certeza se as empresas utilizaram caminhões dessa característica, a tabela pode ser outra.

“Não significa dizer que está abaixo do mínimo. Uma vez que a Conab desconhece a frota da transportadora. Se usar um caminhão de nove eixos, o valor da tabela é outro”, justifica a estatal.

Ao mesmo tempo, a Conab se protege e informa que o cumprimento da tabela criada pela Lei 13.703/2018 é de responsabilidade da transportadora. Vale ressaltar, que as transportadoras que vencem os leilões assinam um termo comprometendo-se a cumprir a tabela.

Autoria: Imprensa

 

Voltar Topo Imprimir