SETCERGS - Transporte & Logística

Setcergs

Transporte&Logística

Início / Notícias / Notícias / Mercado Prevê Retomada Gradual De Obras Para 2019

1 de novembro de 2018

Mercado prevê retomada gradual de obras para 2019

E-mail

A indústria espera se beneficiar de uma retomada de grandes obras a partir de 2019. Empresas e entidades acreditam que a troca de governo deve impulsionar investimentos em infraestrutura, uma área considerada como o principal gargalo do País.

“Dados do próprio Ministério do Planejamento mostram que há mais de duas mil obras paralisadas no País. Entendemos que a prioridade do governo dever ser a retomada da economia e a construção civil é uma cadeia que gera empregos rapidamente”, avalia o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Rodrigo Navarro.

De acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), pelo menos 2,8 mil obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão paralisadas. “São cerca de 500 de infraestrutura, incluindo aeroportos, ferrovias, mobilidade, portos e saneamento”, destaca Navarro. O dirigente ressalta que embora a perspectiva seja positiva, não significa que o impacto será imediato. “Temos um otimismo consciente de que se concluam essas obras. Esse cenário não vai trazer uma explosão de consumo instantânea, mas tende a ser melhor que 2018.”

De acordo com os indicadores da Abramat, a previsão do setor é de 1,5% de crescimento em 2018, o primeiro resultado positivo após três anos. “A indústria de materiais de construção tem três grandes destinatários: o varejo, que tem puxado o desempenho atual, a construção civil e as grandes obras de infraestrutura. Em 2019, certamente esses outros dois segmentos estarão mais fortes”, esclarece.

Autoria: Setcergs

 

Voltar Topo Imprimir